sexta-feira, 26 de maio de 2017

Josué 1.1-5: Realizando a obra de Deus com sucesso (parte 1/2)

Deus tem um plano para sua vida. Esta frase é verdadeira quando aplicada no contexto correto. Normalmente ela é usada de maneira geral, universal. Ouvimos muito em momentos evangelísticos. Mas no sentido específico, no sentido do chamado de Deus, ela se aplica aqueles que foram escolhidos por Deus para realizar a sua obra.
Deus tinha um plano para o povo de Israel. Como ele é soberano sobre tudo e sobre todos, seus desígnios serão cumpridos à risca. E, para tanto, ele dispõe de seus servos para realizar a obra. Na consecução do seu plano, os servos são instrumentos nas suas mãos.
Anteriormente Deus usou o profeta Moisés de maneira grandiosa. Deus o preparou de antemão para isso porque nada acontece por acaso na vida dos seus servos. Ele dispõe dos seus como lhe apraz.
Ele providencialmente livrou Moisés da morte. Colocou Moisés para ser criado pela filha de Faraó. No palácio, passou 40 anos sendo preparado no Egito, porque Deus já o tinha escolhido para conduzir o povo no deserto por outros 40 anos. Nesses últimos anos de sua vida, realizou uma obra extraordinária. Foi um profeta, um mordomo de Deus.
Mas agora ele está morto. Deus o chamou para si. Sua missão foi encerrada pelo próprio Deus antes de adentrar a Terra Prometida. Mas Deus continua com seus planos para o povo de Israel. Então ele agora comissiona Josué para assumir o posto de líder do povo.
Ele vai mudar de instrumento, mas não de plano. A obra tem que prosseguir! Mas ela precisa ser feita da maneira correta, da forma que Deus determinou!
Como Deus utiliza seus servos, eles precisam saber como realizar essa obra adequadamente, para atingir os objetivos do próprio Deus, pois Ele é quem conduz o seu povo.
Agora, através do exemplo de Josué e de suas atitudes quando chamado por Deus, veremos como realizar a obra de Deus com sucesso. Nesse sermão apresentaremos as primeiras atitudes, que foram:
1. Dispondo-se para a obra e obedecendo de imediato ao chamado (v.2,10-11)
2. Confiando na promessa de Deus e sua providência (v.2-5)
Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Josué 1.1-5
Data: 16.04.2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário