terça-feira, 16 de maio de 2017

Jonas 3.1-4: As características do chamado soberano de Deus (parte 1)

Irmãos, a soberania de Deus é algo que deve saltar aos olhos do cristão ao contemplar o livro de Jonas. Jonas, um profeta de Deus, na sua loucura, produzida por uma disposição desobediente de fazer a própria vontade; achou que poderia mudar a determinação de Deus. Jonas vai para Társis fugindo do seu chamado. Mas Jonas não vai concretizar o seu propósito de chegar em Társis. Deus não muda sua vontade só pelo fato de Jonas não gostar dela.
Sabemos por que ele não queria ir para lá. Os assírios eram terríveis, cruéis, sanguinários, impiedosos, desumanos. Esse profeta não queria admitir que tal povo fosse usado como instrumento de punição a Israel e, muito menos, alvo da graça de Deus.
Entretanto, pouco importa para Deus o que Jonas pensa a respeito dos Assírios. Ele é um servo, um profeta. Isso significa que Jonas vai porque Deus quer, essa é a sua vontade. O propósito de Deus é soberano na vida daquele que Ele chama para proclamar a sua palavra.
Com o título “As características do chamado soberano de Deus”, veremos no exemplo de Jonas as duas primeiras características do chamado soberano de Deus:
1) O soberano chamado de Deus é persistente e irresistível
2) O soberano chamado de Deus é específico

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Jonas 3.1-4
Data: 12.03.2017

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário