sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Efésios 2.10: O papel das boas obras na vida do crente



As obras na vida do homem tem uma grande importância. É pelas obras que o homem é conhecido. Ou seja, por aquilo que ele produz ou faz. Da mesma maneira que uma árvore é conhecida pelos frutos que produz.
Foi assim que Cristo orientou os ouvintes no sermão do monte, para que eles soubessem identificar os falsos profetas. Como iriam conhecer quem era o lobo devorador e o pastor? Por aquilo que eles produziam, pelos seus frutos (Mateus 7:16-18.).
Consequentemente, todos devem produzir bons frutos. Essa é uma implicação direta e lógica da passagem. Aqueles que não produzem bons frutos serão cortados.
Entretanto, as obras não salvam! Foi o que vimos anteriormente no sermão passado.
Por mais que o homem possa fazer coisas boas. Ou seja, produzir frutos, bons frutos, eles não tem a capacidade de justificar o homem perante Deus.
Todo esforço do homem nesse sentido é vão. Não importa o tamanho da bondade que ele faça. Mesmo que ele passe a sua vida toda, aos olhos dos homens, fazendo coisas boas, elas serão insuficientes para se justificar diante de Deus.
O profeta Isaías nos diz que nossas obras estão manchadas, todas elas. Manchadas pelo pecado. Deus, sendo justo e santo, não recebe nossas obras como justificativa para nossos pecados. Nem depois de termos sido alcançados pela graça, muito menos antes, quando estávamos mortos em delitos e pecados (Romanos 3:10-12).
Sabendo que a salvação é pela graça somente. Que o homem não é justificado pelas obras da lei. Que a salvação é exclusivamente pela graça de Deus. Que a fé é o canal e não a causa determinante. Se as obras, ou as boas obras não salvam, mas mesmo assim o homem as deve realizar, qual o papel delas?
Com o título “O papel das boas obras na vida do crente”, veremos que:
1) Fomos criados para as boas obras
2) Devemos praticar as boas obras
3) Ao praticar as boas obras glorificamos a Deus

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Efésios 2.10
Data: 31.07.2016

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário