quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Efésios 2.4-5: A manifestação da graça de Deus (parte 1)



O apóstolo Paulo nos deu a conhecer do versículo 1 ao 3 do capítulo 2, a situação real do homem natural. O objetivo principal era mostrar a grandeza da graça de Deus. Visto que para compreender a grandeza da graça de Deus é preciso saber em que estado está o homem antes de ser alvo dessa graça.
Sabemos que uma medicação é boa quando ela consegue dar resultados mediante o problema de saúde. E consideramos que o medicamente é muito bom, tanto pela sua eficácia, quanto também pela gravidade da doença. Quanto mais difícil de ser curada uma doença, mais eficaz é o remédio que consegue surtir o efeito positivo no paciente.
A mesma análise se aplica ao profissional de saúde que trata do paciente. Quando se está diante de uma doença agressiva, rara e complicada, o médico que consegue trata-la adequadamente é considerado um excelente profissional de saúde.
Assim também ocorre com o homem natural, no que diz respeito a seu estado espiritual, que é de morto. No sentido mais amplo da palavra.
A morte descrita não tem apenas um sentido figurado. Não quer dizer que o estado é grave e difícil de ser tratado. E se o homem buscar o tratamento adequado, ele poderá ter sua saúde espiritual restaurada. Não é como uma pessoa moribunda, á beira da morte.
Mas é alguém morto mesmo! Que não responde, nem tem como responder a nenhum estímulo. Não atende a nenhuma voz. Nenhum dos seus sentidos funciona. Pode beliscar, gritar, acenar, gesticular, que não se vê reação.
Por isso que apelar para o homem no sentido dele querer ou escolher a Deus é um grande erro!
Jamais um pregador deveria falar para um morto, como que ele tivesse a capacidade ou condição de reagir positivamente.
O homem só pode reagir quando recebe vida. E quem dá vida é Deus. Pelo seu poder e pela sua graça.
Quem está morto nos delitos e pecados não quer ter vida. Eis o que Cristo disse: E não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:40.
Quando proferiu essas palavras, Cristo estava falando para religiosos, que estudavam a Lei; Mas estavam mortos!
Somente quem antes recebe vida vai até Cristo. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6.44.
Um morto espiritual não tem como caminhar por si só em direção a Cristo. Deus, pelo seu poder e graça lhe dá vida. Pela sua graça o atrai e o encaminha ao Salvador.
Somente através dessa verdade é que seremos capazes de compreender a grandeza da graça de Deus. Sabendo do estado de miséria e ruína em que o homem se encontra. Sabendo as consequências que o pecado trouxe para o homem. Sabendo profundamente o que significa morto em delitos e pecados.
No sermão desta noite, com o título “A manifestação da graça de Deus”, veremos o contraste entre a situação do homem e a ação de Deus sobre aqueles que são alvos da sua graça.
E responderemos a pergunta: como se manifesta a graça de Deus salvando homens mortos em seus delitos e pecados?
1) Através da sua misericórdia
2) Através do seu amor

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Efésios 2.4-5
Data: 19.06.2016

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário