sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Efésios 2.11-12: Reconciliação: Uma obra da graça de Deus - O estado de miséria dos gentios (parte 1)



A situação em que se encontrava a igreja na época do apóstolo Paulo era mais uma forte razão para que ele engrandecesse tanto a Deus pela salvação. A obra graciosa e completa de Deus no homem natural era algo tremendo! Mas também a maneira como Deus agia, não apenas para salvar o homem, como também para unir esses homens no mesmo corpo, de maneira orgânica.
A partir do versículo 11, o apóstolo vai deixando mais claro o assunto principal dessa carta, que é a igreja. A igreja é a vitrine de Deus para o mundo. A graça e a bondade de Deus são manifestas na igreja para que o mundo lhe dê glória.
Paulo contemplou o quanto a igreja é privilegiada. A ele Deus concedeu, por meio de Cristo e da dispensação da Sua graça, conhecer o mistério que estava oculto. Mas agora fora revelado, que em Cristo todas as coisas iriam convergir, tanto as do céu quanto as da terra.
E a igreja é uma ilustração dessa verdade. A igreja deve manifestar essa verdade. A igreja foi constituída para manifestar a grandeza de Deus. Ao ponto de até os anjos, que não tem todo o conhecimento sobre o decreto eterno de Deus, desejarem saber.
No capítulo 3 nos diz que o mistério de Cristo, que em outras gerações não foi dado a conhecer, agora foi revelado (Ef. 3.5). Foi da vontade de Deus manifestar esse mistério agora, na plenitude dos tempos.
Que mistério é esse? Que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do Evangelho (Ef. 3.6).
Essas verdades faziam o apóstolo cada vez mais engrandecer a Deus. E por isso no capítulo 3 encontramos mais uma doxologia.
Unir judeus e gentios era algo impensável naquela época. Quanto mais na igreja, de maneira orgânica e harmoniosa. Mas é exatamente isso que a graça e o poder de Deus vão realizar: uma união desses dois tipos de pessoas.
Com o título “Reconciliação, uma obra da graça de Deus”, veremos uma série de sermões que mostrarão que a graça e o poder de Deus, por meio de Cristo, reconcilia judeus e gentios e os une num único corpo.
Para compreendermos bem o que significa essa reconciliação, na primeira parte vamos expor o estado inicial de miséria dos gentios, mostrando que:
1) Viviam em delitos e pecados
2) Eram desprezados pelos judeus

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Efésios 2.11-12
Data: 07.08.2016

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário