sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Efésios 2.13: Reconciliação: Uma obra da graça de Deus - O novo estado dos gentios



O apóstolo Paulo, na sua característica, vai nos trazer agora o lado positivo da história. Ele normalmente começa com o negativo. E temos visto como isso é importante para compreendermos verdades profundas.
O apóstolo vem usando esse método desde o começa dessa carta. Observem que ele vai mostrar o contraste. Daí utilizar a palavra mas. E ela vem acompanhada de um agora.
Isso nos leva não apenas ao contraste, mas também nos situa no tempo com relação a esse contraste. Paulo quer deixar bem definido o assunto que começou no versículo 11, onde deixa claro como era o passado. Era o tempo de outrora.
A questão primordial que ele quer destacar agora é a obra da reconciliação especificamente. A reconciliação é uma obra da graça de Deus.
Mas essa graça é tão sublime e extraordinária que contém muitas facetas. Ele deseja que todos tenham pleno conhecimento de Deus. Para isso, os detalhes precisam ser expostos.
O cristão precisa entender a grandeza da graça de Deus. Também o seu eterno poder.
Tudo o que ocorre na vida do cristão, em especial sua salvação, é devido ao poder de Deus. Não qualquer poder. Mas o mesmo poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos.
Ao emergir das trevas e desespero do paganismo, os efésios haviam imergido diretamente na radiante e arrebatadora luz do Cristianismo. O estado de miséria anterior foi mudado.
Como passou a ser o estado dos gentios?
Eis a pergunta que iremos responder no sermão dessa noite que tem o título: Reconciliação, uma obra da graça de Deus: O novo estado dos gentios.
Responderemos à pergunta mostrando que o novo estado dos gentios:
1) É um estado completamente diferente.
2) É um estado incomparavelmente melhor

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Efésios 2.13
Data: 04.09.2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário