quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Josué 9.1-27: Pedindo antes o conselho de Deus (parte 1)

Após a parada para cultuar a Deus, pois a vida do povo de Deus gira em torno da aliança; Israel começa a conquista do sul de Canaã; eles estavam indo do centro para o sul.
Agora devido às vitórias sobre Jericó e principalmente sobre Ai, dominavam o alto das montanhas. Essa era uma posição estratégica e indicava um excelente avanço no objetivo principal.
Vendo tal avanço, os reinos que haviam na região resolveram se unir para enfrentar um inimigo comum. É importante destacar que os reis da região não eram unidos entre si. Muito pelo contrário, havia guerras constantes entre eles;
Mas nesse momento os adversários dos israelitas, que eram adversários entre si, se uniram, se ajuntaram. Entretanto, os moradores de Gibeão, que era uma cidade importante, capital do povo heveu, resolveram não aderir à confederação formada para combater Israel.
E, para poder escapar do enfrentamento com Israel, elaboraram um plano para conseguir fazer aliança com o povo de Deus, mas a aliança seria realizada por meio de uma fraude, de um engano, de uma mentira;
Josué, juntamente com os príncipes de Israel, caíram na fraude e concordaram em fazer tal aliança, que, poucos dias depois, demonstrou ser extremamente precipitada. No entanto, não deveria mais ser quebrada, por ter sido feita em nome de Deus.
Com o título “Pedindo antes o conselho de Deus”, no sermão dessa noite desejamos apresentar aos irmãos os primeiros motivos pelos quais o cristão deve antes consultar primeiro ao Senhor para poder tomar decisões na sua vida.
Tomando o exemplo de Israel, queremos mostrar os primeiros motivos para sempre consultarmos a Deus antes de tomarmos uma decisão:
1) Os filhos deste mundo são mais astutos do que os filhos da luz.
2) Nossa tendência é julgar pelas aparências

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Josué 9.1-27
Data: 24.09.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário