sábado, 1 de abril de 2017

Jonas 1.1-3 - Uma inútil tentativa de fuga

Conhecemos Jonas, ou a história de Jonas, principalmente por causa do grande peixe; ou da baleia, como muitos deduzem que seja ela o animal que engoliu o profeta. Quando estudamos a fundo, esse grande peixe é o personagem que menos aparece na narrativa. Em apenas duas passagens ele é diretamente citado.
Como todos os demais, é mais um instrumento do Deus soberano. Deus, na verdade, é o personagem principal do livro; não é Jonas, muito menos o grande peixe.
A Bíblia também pouco fala a respeito de Jonas. Muitos críticos até nem consideram Jonas um personagem real. Alguns tomam esse livro e o comparam com as parábolas que Jesus citava.
Mas a verdade é que o próprio Cristo atesta a veracidade não apenas do profeta Jonas, mas de tudo o que é dito nesse livro.
Quem é pois o profeta Jonas? O que sabemos sobre Jonas, está registrado em 2Re 14:24-27. Filho de Amitai, o profeta, o qual era de Gate-Hefer (uma cidade que ficava perto de Nazaré). Ele foi anunciar a Palavra de Deus a Israel, que à época tinha como rei Jeroboão II.
Deus se compadeceu do povo, mesmo tendo um rei perverso e o povo estar numa situação de declínio espiritual. Conforme Jonas profetizou, aconteceu.
A outra mensagem de Deus ao profeta está registrada em Jonas 1.1-2. Entretanto, de maneira bem diferente da anterior, Jonas não cumpre a ordem de Deus e, na verdade, se dispõe para fugir da presença de Deus. 
Essa “Inútil tentativa de fuga” do profeta nos traz duas importantes lições:

1) Que mesmo os cristãos estão dispostos a desafiar a Deus e fugir da Sua presença
2) Que as circunstâncias favoráveis para a fuga não representam o favor divino

Pregador: Pr. Rogério Brilhante
Texto: Jonas 1.1-3
Data: 05.02.2017
https://www.4shared.com/mp3/rR6ijHtqca/Mensagem_-_Pr_Rogrio_Brilhante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário